Realtragismo?

 

O que é o Realtragismo? Quem é Realtragista? E para quê serve ele?

O termo “Realtragismo foi criado pelo escritor Hiago Rodrigues Reis de Queirós, ao tentar sintetizar “sobre, porque e como escreve seus livros.” Só que percebeu este escritor, que o quê ele faz não é nem inédito e nem restrito à arte literária.

Se tomou consciência do que vem a ser ele, quando relacionou-se a produção artística urbana atual, e a forma de pensar e reagir da sociedade; além é claro... as semelhanças de objetivos entre os artistas.

Sem mais rodeios, o Realtragismo é um modo de fazer arte, seja em qualquer segmento em que ela se divida, que usa apenas da tragédia para persuadir o receptor dessa arte... mas não é só persuadir o objetivo de quem está expressando uma arte Realtrágica.

Não, ao mostrar uma tragédia, o artista tem de demonstrar de onde veio, quem ou o quê a causou, e no caso Realtragista, fica diretamente entendido que o causador: o ativo naquela tragédia é a pessoa, ou a sociedade no geral... e vai mais além por se caracterizar próprio em si quando cobra e/ou apresenta soluções e atitudes e assim que fazer como que as “tragédias inventadas ou descritas” não possam ocorrer realmente, ou novamente, em sua ordem respectiva.

A tragédia para o Realtragista é uma causa interna, de debates e refrates íntimos, e, em consequência: em efeitos externos e sociais. usar do Realtragismo é debater o personagem contra si mesmo, e não pondo-o apenas de um lado na história.

Numa narratória Realtrágica não existe vilão nem mocinho extremamente estabelecidos, eles trocam e destrocam de lado, em oposição sim, mas em contradição a si mesmos, mostrando o homem como um ser que é bom e ruim, dependendo apenas da circunstância: a tragédia.

Os Realtragistas podem se reconhecer como quiserem e não ter de converter-se a este modo de fazer a arte. Só que não podem evitar de serem caracterizados como Realtragistas se expressam-se artisticamente com os objetivos Realtrágicos; tanto como, quem diz-se um artista do Realtragismo e não tem essas características por ele definidas, ou se engana, tenta enganar, ou no pior dos casos: turva a visão do receptor e também a imagem do Realtragismo para com este.

Para um artista ser considerado, ou se dizer Realtragista, tem de ter em sua arte o único objetivo de mudar os valores, as atitudes e formas de pensar da sociedade, e usar das tragédias reais ao descrevê-las ou até criar outras além e revertê-las para essa sociedade como um problema a ser resolvido, por todos... este é o Realtragismo... é humano ao extremo, pois trata de valores e sentimentos sem clássificá-los como bons ou ruins... apenas trágicos, onde: roubar pode ser bom, e doar pode ser ruim, dependendo do contexto. [Emília Maglione Assunção, Professora de História da Literatura.]


0 comentários: